São Paulo Matriz +55 (11) 3571-9597 | (11) 94931-1118 | (11) 95976-0807
cursos@fisiociencia.com.br

Blog Fisiociencia

Tudo sobre Pilates
19
jun

Pilates Grupo Class ou Pilates em Circuito? Aprenda as Diferenças e Vantagens

Pilates em Grupo ou Pilates em Circuito!

O Pilates Grupo Class é uma aula completamente diferente do que os alunos estão acostumados a ter no Brasil pois, nas escolas e estúdio de pilates, ainda é muito mais comum aulas individuais personalizadas ou aulas em circuito. O Pilates Grupo Class possui formato e metodologia diferente e está em alta na Europa, Estados Unidos e Canadá.

O Pilates Grupo Class é quase uma aula de coreografia, no qual é necessária uma infraestrutura em equipamentos para que haja uma aula perfeita. É preciso que, neste tipo de aula, hajam no mínimo quatro equipamentos de cada; ou seja, quatro reformeres, quatro chairs, quatro cadillacs e quatro barris, para que sejam realizados os mesmos padrões de movimento, ao mesmo tempo, por cada aluno. Claro que o professor irá respeitar a individualidade de cada um, podendo fazer a regressão do exercício caso o aluno não consiga realizá-lo corretamente.

Vantagens

A vantagem dessa aula em grupo em comparação com a aula em circuito é que, uma vez que os alunos fazem os mesmos padrões de movimento do método pilates, o professor pode dar o mesmo comando e fazer as correções devidas em cada indivíduo de forma conjunta – pois ele trabalha em todos os alunos os mesmos grupos musculares. Já a aula em circuito visto, os alunos executam movimentos diferentes e equipamentos diferentes ao mesmo tempo, o que torna mais difícil a correção por parte do professor.

Metodologia do Pilates em Grupo

Analisando de forma bem coerente, percebe-se que na aula de circuito aumenta o índice de lesão, pois o professor precisa, na verdade, preparar três ou quatro aulas diferentes para um único momento naquela aula, aumentando o desgaste do orientador e a probabilidade de lesão devido a comandos tão diferente ao mesmo tempo. A metodologia do Pilates Grupo Class é especial pois ela tem uma programação para cada aula, por exemplo: um programa para a aula de fundamentos, um programa para a aula intermediária e um para a aula avançada. Essa programação faz com que o professor tenha mais facilidade de memorizar a melhor sequência de exercícios para os grupos específicos.

Os alunos serão separados por nível de aluno ou por maturidade muscular, pelo condicionamento físico de cada um para que a aula possa ser mais uniforme e, consequentemente, mais proveitosa. Em uma mesma aula, o professor pode usar apenas um equipamento para todos ou mesclar dois ou mais equipamentos, contanto que todos utilizem o mesmo equipamento de cada vez durante a aula.

Baixo investimento

O Pilates Grupo Class não foi desenvolvido para ser uma aula mais barata, e sim com o objetivo de interagir os alunos no mesmo padrão, facilitando o aprendizado de todos e aumentando a sociabilização dos alunos durante o momento da aula.

É uma aula extremamente silenciosa, no qual não há conversa para que os alunos não percam os detalhes de execução do exercício que, durante a aula, é corrigido pelo professor. Na verdade, a mágica dessa aula está no professor que possui a didática correta – que ele aprendeu em especializações de aulas de pilates em grupo – pois, neste tipo de aula, é preciso ter um conhecimento gigantesco do repertório do método original.

No Pilates Grupo Class não se coloca os alunos de cabeça para baixo fazendo acrobacia, porque é necessário padronizar os exercícios, estimulando a habilidade motora e não o treino de força.