São Paulo Matriz +55 (11) 3571-9597 | (11) 94931-1118 | (11) 95976-0807
cursos@fisiociencia.com.br

Blog Fisiociencia

Tudo sobre Pilates
04
jul

Pilates Praticado como Ginástica Localizada pode Provocar Lesões

Pilates e Ginástica são atividades diferentes. Entenda.

Muitas academias estão transformando os exercícios de Pilates em ginástica localizada sem se atentar para o fato que o método criado por Joseph Pilates, quando usado com o objetivo de ganho de força e de hipertrofia de forma isolada, pode provocar lesões graves. É o alerta que faço para você depois dos meus muitos anos de estudos dedicados ao Pilates e como diretora da Fisiociência, uma das principais certificadoras em Pilates no Brasil.

O Método está fundamentado no equilíbrio neuromuscular global. Quando os exercícios são realizados usando grupos musculares de forma isolada, ele pode levar a desequilíbrios de forças musculares, levando a sobrecargas e a lesões articulares e até desequilíbrio postural.

O Pilates prima por equilíbrio de forças entre os músculos agonistas e antagonistas, associado com alongamento dos mesmos grupos musculares; o que proporciona força e flexibilidade de forma organizada.

Outro aspecto importante é que, embora um determinado exercício esteja trabalhando os músculos da coxa, por exemplo, as demais articulações devem estar estáveis. É o caso da coluna vertebral, que deverá estar sempre estabilizada durante todos os exercícios – caso contrário, o aluno poderá sair dos exercícios com dor..

Para entrar em forma por meio dos exercícios de Pilates e ganhar hipertrofia muscular (aumento da área e do comprimento do músculo), o método apresenta um repertório diversificado de exercícios no solo (Mat Pilates) e nos equipamentos (Studio Pilates). A melhor escolha são os exercícios com alavancas maiores, geralmente os de grande amplitude que promovem maior recrutamento muscular.

É muito importante que o instrutor de Pilates escolha os exercícios que melhor se adequem às necessidades do aluno e que promovam o fortalecimento de todos os grupos musculares. Com muito estudo e cautela adequada, é possível alcançar os resultados desejados rapidamente e sem problemas e lesões.