São Paulo Matriz +55 (11) 3571-9597 | (11) 94931-1118 | (11) 95976-0807
cursos@fisiociencia.com.br

Blog Fisiociencia

Tudo sobre Pilates
21
fev

5 Erros Básicos que os “Pilateiros” não devem cometer

Conheça 5 erros básicos que você não pode cometer

A Profa Dra Eliane Coutinho, PHD em plasticidade muscular e Diretora Acadêmica da FisioCiência, principal centro de certificação em Pilates científico no Brasil, enumera os erros mais comuns cometidos pelos praticantes de Pilates e as consequências para o corpo. Conversa durante a aula, respiração errada e repetições exageradas de exercícios podem trazer consequências sérias como fadiga, lesões musculares, sobrecarga na coluna entre outros problemas graves. Confira:

1 – Conversar durante a aula

Segundo Dra. Eliane, ficar de bate-papo com a amiga durante a aula de Pilates não é uma boa escolha, já que o método criado por Joseph Pilates prima pelo equilíbrio entre corpo e mente. Se a conversa prevalecer durante a aula, com certeza os exercícios não terão o mesmo efeito e será preciso maior recrutramento muscular, ou seja, mais força para conseguir realizar os movimentos. Além disso, os resultados levarão mais tempo para aparecer, pois as posturas do Pilates exigem concentração.

2 – Respirar distendendo o abdome

Respirar da maneira errada promove uma projeção da coluna lombar para frente. Isso pode gerar sobrecarga e dores nas costas. De acordo com Dra. Eliane, a maneira certa de respirar é inspiração apical e costal máxima e expiração máxima forçada, desta forma aumenta o volume inspiratório e expiratório melhorando o desempenho muscular.

3 – Realizar séries de exercícios

No Pilates, diferente da musculação, cada exercício deve ser repetido, no máximo, 10 vezes. O exagero nas repetições pode promover fadiga e lesão muscular.

4 – Apoiar a coluna deixando-a sempre reta

A ausência da curvatura aumenta a sobrecarga nas estruturas da coluna vertebral. Dra. Eliane ensina que o correto é manter a curvatura lombar fisiológica, conhecida como coluna neutra.

5 – Trabalhar músculos isolados

Pilates não é ginástica localizada! Dra. Eliane alerta que trabalhar músculos de forma isolada vai contra a filosofia do método que prima pelo equilíbrio neuro-muscular global. Quando os exercícios são realizados usando grupos musculares de forma isolada pode ocorrer desequilíbrios de forças musculares que pode resultar em sobrecargas, lesões articulares e até em desequilíbrio postural.

[+] Sobre a Profª. PHD Eliane Coutinho e a Fisiociência

Há 10 anos a Profª. PHD Eliane Coutinho criou a Fisiociência com o objetivo de capacitar fisioterapeutas, educadores físicos, médicos e dançarinos com curso superior a desenvolver e aplicar o método Pilates na prevenção e no tratamento de distúrbios musculoesqueléticos. A FisioCiência é um dos  centros de formação continuada atrelado a curso de pós-graduação Latu Sensu em Pilates existente no Brasil.

Com formação sólida, a fisioterapeuta é especialista em Avaliação do Aparelho Locomotor, Mestre em Processos de Avaliação e Intervenção em Fisioterapia pela UFSCar-SP e Doutora-PHD em Fisioterapia: Subárea em Plasticidade Músculo Esquelética pela UFSCar-SP com parceria com a Unicamp-Campinas e atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado no Método Pilates na USP-SP e diretora acadêmica da FisioCiência.

Possui formação no Método Pilates Clássico pela Escola Canadense Stott Education Program. Também é certificada em Water Pilates pela Aquatic Exercise Association (AEA), nos Estados Unidos.

É membro da PMA (Pilates Method Alliance) nos Estados Unidos, maior órgão representativo do método no mundo, é membro fundador da ABRAPI (Aliança Brasileira de Pilates) e está escrevendo o primeiro livro de Pilates Studio que será publicado em português no Brasil, pela Editora Phorte.