Uso do Magic Circle no PMP
O método PMP usado para Tratamento da Dor lombar usa um acessório desenvolvido por Joseph Pilates, tem sua origem nos exercícios realizados no solo e nos equipamentos. Contudo, muitos acessórios são usados nas terapias e aulas de Pilates, sendo que, alguns são originais e outros são contemporâneos, já usados em outras modalidades e técnicas.
Hoje, vamos falar do Original Magic Circle, um acessório para tratamento da Dor lombar desenvolvido pelo próprio Joseph Pilates, para ser usado no solo e nos equipamentos com o objetivo de potencializar as contrações musculares. O acessório foi desenvolvido em aço, revestido por borracha, com duas estruturas laterais chamadas de pac.
O Magic Circle permite variações de exercícios completos de máximo recrutamento muscular principalmente da musculatura adutora e estabilizadora dos membros inferiores e dos membros superiores.
Como sua estrutura apresenta pacs internamente e externamente, ele também pode ser usado para fortalecer a musculatura externa aumento recrutamento muscular, como por exemplo, os músculos abdutores de quadril e os músculos abdutores de ombro.
Exercícios do Método PMP usando o magic Circle
Estabilização Lombar e fortalecimento de Quadril
Posição Inicial: Decúbito dorsal com flexão de 90° de quadril com extensão dos joelhos com o magic circle entre os membros inferiores acima dos maléolos mediais e flexão de ombro a 90°.
Execução de Movimento: Flexão de tronco até o ângulo inferior das escápulas, elevação dos membros inferiores do solo
Músculos recrutados:
-Membros superiores e tronco: Transverso do Abd, Abdominais, Trapézio Descendente, Latíssimo do Dorso, Tríceps Braquial, Deltóide Ant. e Peitorais.
–Membros inferiores: Tríceps Sural, Glúteo Máx, Iliopsoas, Quadríceps e Adutores de Quadril.
Ponte dinâmica estabilizadora
Posição Inicial: Decúbito dorsal, quadris e joelhos em flexão com os pés apoiados no solo, com o magic circle entre os membros inferiores acima da articulação do joelho; membro superior ao lado do corpo.
Execução de Movimento: Elevação da pelve em coluna neutra seguido de extensão de joelho mantendo alinhado com o joelho contralateral, realizando no membro inferior contralateral retornando a posição inicial em coluna neutra.
Músculos recrutados:
-Membros superiores e tronco: Abdominais, Transverso do Abdome, Tríceps Braquial, Latíssimo do Dorso, Trapézio Descendente.
–Membros inferiores: Tríceps Sural, Glúteo Máx, Glúteo Médio, Quadrado Lombar, Isquiostibiais, Quadríceps, Adutores de Quadril.
Estabilização de Ombro e Lombar
Posição Inicial: Decúbito ventral com extensão de quadril e joelhos com tornozelo em flexão plantar, membros superiores com flexão de ombro a 180° com extensão de cotovelos com as mãos apoiada no magic cirgle.
Execução de Movimento: Hiperextensão de tronco com extensão de ombro.
Músculos recrutados:
-Membros superiores e tronco: Abdominais, Transverso do Abd, Multífidos, Latíssimo do Dorso, Trapézio Descendente, Deltóide Post, Tríceps Braquial.
Sua importância no tratamento é indiscutível, pois ele pode aumentar a conexão mente-músculo, uma vez que, ele é um acessório exteroceptivo, onde preciso manter-se todo tempo com os músculos ativos para segurá-lo, caso contrário o paciente/aluno perde o contato com o mesmo.
Leia o artigo sobre o método PMP que está encantando fisioterapeutas e educadores físicos
- Aprenda a tratar a dor em casa - abril 12, 2021
- Novas turmas em Método Pilates Clássico Científico - março 29, 2021
- Exercícios em casa para idosos - março 15, 2021