Pilates, um aliado no alívio da TPM

A PhD Eliane Coutinho explica como o método pode melhorar a cólica e outros sintomas desse período tão incomodo para a mulher

A PhD Eliane Coutinho relata que o Pilates tem várias funções que melhoram a saúde da mulher, entretanto, o método pode ajudar as mulheres a atenuar principalmente o stress no período pré-menstrual, a má postura durante a gestação devido aumento da mama e do peso, tão comuns nesse período, além dos efeitos da osteoporose no processo de envelhecimento feminino. 
 
Cada uma dessas alterações vai ser beneficiada pelo Pilates de diferentes formas. O nível de stress é controlado pelo efeito da concentração na geração da conexão entre mente e corpo, com isso o aluno desconecta-se com o problema que é a etiologia do stress, e consequentemente diminui a produção de cortisol, que é hormônio marcador do nível de stress, melhorando a irritabilidade e a ansiedade durante o período pré-menstrual. 
 
É sabido que durante a menstruação as mulheres sofrem com edemas ou inchaços nas pernas, dores pelo corpo, além de outros problemas. Contudo, é possível combater esses incômodos com a prática do método Pilates. 
 
O edema das extremidades (inchaço das pernas) e cansaço (sensação de peso) é combatido com ativação da segunda bomba cardíaca que é o músculo tríceps sural (panturrilha) ativo durante todos os exercícios de flexão plantar e dorso flexão, o que gera o bombeamento linfático. Esse equilíbrio hídrico depende da ação da musculatura da panturrilha (perna) a qual é extremamente estimulada durante a aula de Pilates. 
 
Já a osteoporose é atenuada devido a tensão e stress ósseo gerado durante os exercícios de Pilates, além de, trabalhar com compressões e descompressões articulares gerando maior produção de células ósseas, que beneficiará a perda durante o processo de osteoporose. 
 
Em relação a postura de hipercifose e hiperlordose durante a gestação, o método trabalha os músculos estabilizadores, que melhoram o reposicionamento da pelve e das escápulas que são alteradas com o peso aumentado da mama.
Eliane Coutinho
Últimos posts por Eliane Coutinho (exibir todos)