Mal de Alzheimer: Como Atenuar com Pilates

Método pode ajudar a retardar a doença que degenera o cérebro

Alzheimer ou mal de Alzheimer é uma doença degenerativa do cérebro caracterizada pela perda das faculdades cognitivas superiores e manifestando-se, inicialmente, pela alteração da memória episódica. Essa deficiência agrava-se com a progressão da doença e pode, posteriormente, vir acompanhada pelas deficiências viso-espaciais e de linguagem. O início da doença pode, muitas vezes, dar-se com uma simples alteração de personalidade.

O pilates pode ajudar nessa patologia com o objetivo de melhorar a coordenação motora – os padrões motores que vão sendo perdidos ao longo da doença. É um trabalho preventivo que deve ser realizado bem no começo, onde também esses padrões estimulam a memória.

Pode ser trabalhado em grupo para melhorar a sociabilização e o humor do aluno, que são extremamente comprometidos durante o processo de evolução da doença. Todos os estudos que investigam o efeito do exercício na doença, mostram que realmente ajuda na melhora do humor; onde o Pilates pode ser um grande aliado no combate a evolução por trabalhar concentração, controle e coordenação durante a execução dos exercícios.

Trabalha-se também bastante a estabilidade do indivíduo, visto que ele vai perdendo a coordenação motora e o equilíbrio

O pilates irá trabalhar com um conjunto de padrões, com o objetivo de estimular a memorização do exercício. Então, além do método trabalhar a sociabilização, trabalha também, junto com os padrões de movimento, o estímulo da memória por meio das associações dos nomes dos padrões de movimento com os movimentos que os alunos realizam em cada aula.

Pratique pilates para se prevenir deste mal e evitar seu avanço!

Eliane Coutinho
Últimos posts por Eliane Coutinho (exibir todos)