São Paulo Matriz +55 (11) 3571-9597 | (11) 94931-1118 | (11) 95976-0807
cursos@fisiociencia.com.br

Blog Fisiociencia

Tudo sobre Pilates
05
nov

Os efeitos dos exercícios Pilates em pacientes com dor no ombro

PESQUISA BY Eliane Coutinho-Phd

A dor no ombro é aquele tipo de desconforto que pode aparecer em qualquer fase da vida, independentemente do sexo e da idade.

A articulação do ombro é definida como uma estrutura complexa: é a articulação mais móvel do corpo humano – formada por quatro tendões, ossos, ligamentos e músculos que possibilitam todo sos movimentos articulares.

Os Sintomas pode ser uma dor que limita até os movimentos mais simples, como erguer os braços (FLEXAO DE OMBRO), a dor no ombro é considerada desagradável, podendo atingir as articulações do ombro ou mesmo ao seu redor.

É importante entender que a articulação do ombro não é desenvolvida para suportar cargas e sim para ser funcional para o corpo humano.

Por isso, a dor no ombro pode ser ocasionada por inflamação dos tendões – que são partes fundamentais para que as articulações funcionem – que, ao estarem danificados ou inflamados, recebem o nome de tendinite do manguito rotador

O estudo publicado no Jornal of Bodywork and Movement Therapies em outubro de 2017 analisou o efeito dos exercícios de Pilates em pacientes com dor no ombro.

Participarão trinta e três pacientes, com dor de ombro continuamente durante pelo menos quatro semanas. Os pacientes foram divididos em dois grupos, o grupo de exercícios de Pilates e o grupo de exercício convencional.

Os pacientes foram tratados cinco vezes por semana, sendo o tratamento total realizado por 10 dias. Foi avaliado a dor e da ineficiência funcional no final das sessões de tratamento, utilizando a Escala Visual Analógica (VAS) e o Índice de Incapacidade e dor de ombro (SPADI).

O Estudo mostrou no grupo de exercícios de Pilates mostrou uma melhora significativa em todos os escores utilizados para avaliação, enquanto o grupo de exercícios convencional demonstrou uma melhora significativa apenas no escore total de SPADI.

Uma comparação Total entre os dois grupos revelou uma melhora significativa no grupo de exercícios Pilates. O estudo concluiu que o exercício de Pilates é uma técnica eficiente para pacientes com dor no ombro, pois ajuda a reduzir a dor e a deficiência entre eles.

Link para o artigo: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29037638#

October 2017Volume 21, Issue 4, Pages 847–851